VISITANTES

DJ´S DO BRASIL - FUNK E CHARME

Equipes de Charme e DJs

Com a evolução do movimento, foram formadas equipes de som especializadas em “Charme”, dentre as quais:

Só Mix Disco Club ("A Número Um do Charme"), comandada por Corello DJ, Fernandinho DJ, Loopy DJ;
Cassino Disco Club ("O Som do Charme"), comandada por Orlando DJ e Claudinho DJ;
Soul Charme ("Difícil de Esquecer"), comandada por Arthur DJ e PC DJ;
Charme Com Elegância ("A Fina Elegância da Black Music"), comandada por Carlão DJ
BLACK POINT SOUL ("O Point do Charme"),Comandada por Dj Birro.

Personalidades do Charme e Artistas Nacionais:

O Charme também contou com a colaborção direta de DJ's que abraçaram a causa e começam a romper com a estrutura antiga das equpes de som, segundo a qual, o "dono" da equipe determinava a linha musical a ser seguida sem questionamentos. O primeiro a aderir foi o DJ Marcão da Rádio Tropical do Rio de janeiro, A DJ e locutora Áurea, DJ Marlboro (em início de carreira), Fernandinho DJ, Orlando DJ, entre outros. No final dos anos 80 e início dos 90, surgiram os primeiros artistas nacionais que começaram a produzir músicas no Brasil ou a adaptar antigas canções para este gênero musical. Dentre estes cantores destacam-se: Alexandre Lucas (como vocalista da "Banda Fanzine" ou em sua carreira solo), Edmon, Abdula, Marta Vasconcelos, o conjunto Fat Family, Sampa Crew, Copacabana Beat, Claudinho & Buchecha, Marina Lima, Fernanda Abreu, D'Black e Shirley Carvalho.

As músicas de estilo Charme passaram também a ser executadas nas rádios, nas freqüências FM e AM. Nas décadas de 80 e 90 surgiram vários programas especializados em Charme. Na Rádio 98 FM, Fernandinho DJ produzia o "Só Mix 98", na Jovem Rio Corello apresentava o "MixMania" e o "Black Beat" (FM 105) e outros programas, como os de Funk, passaram a dedicar espaços específicos para a execução de Charme, proporcionando assim maior dimensão ao Movimento Charme. Mc Dollores e Mc Marquinhos compuseram um funk melody intitulado Rap da Diferença cuja letra era:

Qual a diferença entre o Charm e o Funk
Um anda bonito o outro elegante
Qual a diferença entre o Charm e o Funk
O Marquinhos anda bonito e o Dollores elegante...

Bailes Charme

No fim da década de 80 e até meados dos anos 90, os bailes-charme passaram a atrair uma grande quantidade de pessoas. Alguns eventos chegaram a registrar uma freqüência de 5.000 pessoas e isto estimulou inclusive a vinda de artistas internacionais especialmente para se apresentarem nestes bailes, como Sybil, Curtis Hairston, Glen Jones e Omar Chandler.

Espaço Cultural Rio Charme

O movimento charme foi então reconhecido e tal fato proporcionou a oportunidade de criação do Espaço Rio Charme. Este espaço, então, se caracteriza peculiarmente por ser embaixo do viaduto Negrão de Lima, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro. Dentre muitos DJs que lá atuaram, um dos iniciadores do espaço foi o DJ Marki New Charm. O espaço é utilizado, além para a promoção de bales charme, para a prática de eventos sociais, como basquete de rua e oficina de arte.

Denominações no Movimento Charme

Nesta trajetória desde os anos 80, os charmeiros passaram a classificar as músicas e chamá-las de acordo com a ocasião de respectivos lançamentos, atribuindo-lhes o nome de “flash back” às músicas produzidas até meados dos anos 80 e “midbacks” às produzidas entre o final dos anos 80 e em toda a década de 90. Esta denominação diferenciada das músicas no Movimento Charme também se deve parcialmente à existência de variadas vertentes dentro deste estilo, como por exemplo New Jack Swing, Smooth jazz, Slow Jams Urban e R&B Contemporâneo, que foram, dependendo de sua época, mais comumente produzidas e executadas.

Com certa regularidade são promovidos bailes de Flash back e midbacks, especialmente para reunião de antigos freqüentadores dos bailes charme. Nestes bailes especiais, é nítida a diferença entre a faixa etária de seus freqüentadores, tradicionalmente chamados de "cascudos", em relação àquela vista em bailes com músicas atuais.


DJ´S DE CHARME:


Dj Birro (Black Point Soul)
Dj Claudinho;
Dj Adesman;
Dj Iones;
Dj Aranha;
Dj A;
Dj Guto;
Dj Florêncio;
Dj Daniel do Charme;
Dj Mão Branca;
Dj Loopy;
DJ Raffaelldj de Israel (Charme em Israel);
Dj Wilson Funk Show;
Dj Marquinho (Point chic charm);
Dj Célio;
Dj Júnior;
Dj Dênnys;
DJ Joseph (Brasília).
DJ Silva
Rato Dj (Caldeirão do Huck)
Léo Bolinha Dj (Caldeirão do Huck)

HITS NACIONAIS:

Criança - Marina Lima (http://letras.terra.com.br/marina-lima/88214/);

Toda Noite - Edmon;

Uma História de Amor - Banda Fanzine;

Você Pra Mim - Fernanda Abreu (http://letras.terra.com.br/fernanda-abreu/69077/);

Flor do Futuro - Claudio Zoli / João Marcelo Bôscoli (http://letras.terra.com.br/claudio-zoli/105610/);

Você Vai Estar na Minha - Negra Li (http://letras.terra.com.br/negra-li/714536/);

Só Eu e Mais Ninguém - Margareth Menezes (http://letras.terra.com.br/margareth-menezes/253909/);

Eu Não Vou - Fat Family (http://letras.terra.com.br/fat-family/45984/);

Boneca de Fogo - Sublimes.

HITS INTERNACIONAIS:

Make It Last Forever - Keith Sweat & Jackie McGhee (http://letras.terra.com.br/keith-sweat/556028/) - Por muitos é considerada esta música o "Hino do Charme" -;

Happy - Surface (http://letras.terra.com.br/surface/1268879/);

Stay - The Controllers;

The Morning After - Curtis Hairston;

Keep on Movin' - Soul II Soul (http://letras.terra.com.br/soul-ii-soul/836673/);

Just Like That - Zhané;

Come With Me - Tania Maria (http://letras.terra.com.br/tania-maria/1262844/);

The Finest - The SOS Band (http://letras.terra.com.br/sos-band/451460/);

Living In The Light - Caron Wheeler;

Heaven Knows - Cool Down Zone;

I Wanna Be Where You Are - Sybil;

Another Man - Barbara Mason;

Change of Heart - Change;

Gonna Make You Mine - Loose Ends;

Tonight It's Goin' Down - Babyface (http://letras.terra.com.br/babyface/677912/);

Living Inside Myself - Aurra;

Roses are Red - Mac Band;

Make Life Worth Living - Mac Thornhill;

Can't Get Enough - Pink Rythm Feat;

Happy Song (Tonight) - Blackstreet;

My Apple Heart - Lisa Stansfield (http://letras.terra.com.br/lisa-stansfield/333832/). Eu Rato DJ (com o melhor do charme para vcs) RATO DJ


Movimento Charme Como Aspecto Cultural


Os Bailes Charme são desta forma eventos onde são executadas as músicas desta natureza, nos quais seus freqüentadores primam pelo estilo elegante de suas roupas, e prezam originalmente pelas cores e nas referências ao caráter afro nos penteados e acessórios, sem falar na variada gama de seus passos e danças, desenvolvidas no salão, ao som das músicas tocadas pelo DJ.

O Baile Charme consiste então como um movimento popular cultural que propõe uma reinvenção da identidade cultural negra, expressa através das danças, da música, das roupas, da disseminação de valores de respeito ao próximo e da cordialidade.


REFERÊNCIAS:

FURACÃO 2000 , AQUARIUS , HIPOPOTAMUS , BANANA POWER , ETC.

DJ´S E PRODUTORES E EQUIPES:

DJ MARLBORO:

DJ Marlboro (nascido Fernando Luís Mattos da Matta, Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 1963[1]) é um DJ, compositore empresário brasileiro, tido como o criador do estilo musical conhecido como "funk carioca"[carece de fontes?], uma fusão de hip hop, de electro e de música popular brasileira, com suas composições e letras em português, além de produções e lançamentos de cantores brasileiros na primeira coletânea do estilo "Funk Brasil 1989", pela gravadora PolyGram (atual Universal Music Group). Ultimamente tem-se apresentado na Europa e nos Estados Unidos da América divulgando o rítmo que tem vindo a ganhar destaque mundial graças a compilações como "Rio Baile Funk - Favela Booty Beats", "Slum Dunk presents Funk Carioca" ou "Favela on Blast" do estado-unidense Diplo da Ninja Tune. O Funk Melody surgiu com o apoio de grandes DJ's amantes do Freestyle que resolveram criar suas próprias produções.Sem dúvidas o maior contribuidor do Funk Melody no Brasil foi o DJ Marlboro Dentre suas produões, Marlboro é o criador do "Tony Garcia Megamix" que foi uma inovação tecnológica para os DJ's brasileiros da época.
Não demorou muito e começaram a surgir as primeiras versões nacionais dos sucessos do Freestyle. Esse foi o nascimento dos Mc' brasileiros, criando letras românticas sob a base dos sucessos internacionais, artistas como Mc Marcinho apareceram. Não demorou e o estilo ganhou suas consagradas duplas que alavancaram o Funk carioca não apenas no Rio de Janeiro mas no Brasil todo. Entre eles podemos citar Vinícius e Andinho, Márcio e Goró, Suel & Amaro.


MC SERGINHO:

MC Serginho, alcunha de Sérgio Braga Manhãs,[1] é um DJ, produtor e compositor brasileiro, notório ao emplacar o hit Égua Pocotó, sob qual lançou ainda os dançarinos conhecidos como "Lacraia", alcunha de "Marco Aurélio Silva da Rocha" e "Gazela", alcunha de "Ângelo Beethoven".Seu primeiro grande sucesso veio no início de 2002,[1] com a canção Vai Serginho!, que descreve uma relação sexual. A consagração popular veio, no entanto, com o hit Égua Pocotó, também conhecida como Eguinha Pocotó, que foi uma das canções de maior execução nos rádios do Brasil em 2003.[1] A letra, segundo MC Serginho, seria referência a uma brincadeira com sua filha. A música pode ser interpretada ainda com conotação erótica, fato que talvez tenha auxiliado o hit a cair nas graças do público.

EQUIPE FURACÃO 2000:

Furacão 2000 é uma equipe de som, produtora e gravadora carioca que produz coletâneas e shows de Funk Carioca. Principal responsável pela divulgação e popularização do gênero pelo país, que é uma variação do Miami Bass com influências brasileiras como toques de ritmos africanos. Teve início após a fusão de duas equipes de som na década de 70: a Som 2000, de Rômulo Costa e a Guarani 2000, de Gilberto Guarani. Inicialmente realizava bailes de soul e funk.

MC MARCINHO:

MC Marcinho nasceu em Bangu, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi um dos principais destaques do movimento funk nos anos 90. Dentre os principais sucessos da sua carreira estão Rap do Solitário, Escrito Pras Princesas, Garota Nota 100, entre outros.

Durante um breve período fez dupla com a também funkeira, MC Cacau, com quem namorava, e anos depois se casou.

Durante os anos 2000, MC Marcinho ficou um pouco afastado da mídia, já que com a popularização do estilo de funk com letras erotizadas, o seu estilo mais clássico saiu do foco.

Marcinho andou um tempo fora da mídia. Logo quando gravou a música Glamurosa ganhou mais eventualidade, se voltando mais para o "funk moderno" (que usa mais batidas de espécies da tambores).

Marcinho no ano de 2006 sofreu um grave acidente de carro, do qual se recuperou. Atualmente faz shows por todo o país.

MC SAPÃO:

Jefferson Fernandes Luiz, conhecido como Mc Sapão, é um cantor brasileiro.

Nascido e criado na comunidade da Nova Brasília (Complexo do Alemão), Mc Sapão sempre quis ser cantor e adotou como nome artístico o apelido, Sapão que tem desde a infância por conta dos olhos, semelhantes aos de um batráquio.

Sapão, iniciou sua carreira com 18 anos quando foi absolvido depois de 8 meses na cadeia, onde compôs seu maior sucesso “Eu Sei Cantar”, sua primeira aparição na TV foi através do programa "Domingo Legal", na ocasião Gugu contou sua história e desfez todo mal entendido sobre sua prisão. Sapão foi preso por motivos desconhecidos dentro de casa, mas logo depois absolvido por não existir provas contra ele.

Dono de um sorriso cativante e uma voz poderosa, muitos o consideram o "Tim Maia" do funk, aos 20 anos lançou seu primeiro disco, onde vendeu mais de 120 mil cópias. De lá pra cá se manteve nas paradas de sucesso e como reconhecimento de todo o seu trabalho foi convidado e marcou presença em vários programas de televisão entre eles os mais recentes ”Caldeirão do Huck”, “Central da Periferia” na Rede Globo e ainda “Show do Tom” pele Rede Record.

Sapão tem vários sucessos em sua carreira, mas as músicas Diretoria, Eu Sei Cantar e Eu tô Tranquilão são as que marcaram sua trajetória:

"Eu to Tranquilão, é o reflexo da minha vida, eu não poderia estar em um momento melhor".

MC LEOZINHO:

Leonardo Freitas Mangeli de Brito, mais conhecido como MC Leozinho (Niterói, 6 de maio de 1977) é um cantor e compositor de funk melody do Rio de Janeiro. Fez muito sucesso com a canção "Se Ela Dança, Eu Danço", podendo então lançar seu primeiro CD solo no primeiro semestre de 2006.

Durante o ano de 2009, MC Leozinho realizou diversas apresentações na TV, principalmente no SBT, nos programas dominicais de Celso Portiolli e Silvio Santos. A partir de 15 de novembro de 2009, MC Leozinho passou a fazer parte da edição do reality show A Fazenda 2 da Rede Record.

Foi o 10º eliminado do reality show com 53% dos votos no dia 24 de janeiro de 2010.

MC PELÉ:

José Guilherme Ferreira, mais conhecido como MC Pelé (Belo Horizonte, 7 de agosto de 1965 — Belo Horizonte, 10 de dezembro de 2009) foi um cantor brasileiro de axé.[1]

O cantor ficou conhecido nacionalmente pelo funk “Piriguete”, tema de uma personagem interpretada por Juliana Alves na novela Duas-Caras, e pelo axé “Namorar pelado”. MC Pelé trabalhava na barraca de praia Axé Moi, em Porto Seguro, Bahia. Outras músicas de sucesso do artista são: “Beija, beija, tá calor, tá calor”, “Dança do puxa-puxa”, “Um bêbado muito louco”, “Que coisa louca”, “Sou feio + tô na moda”, “I love sogra”, "To de férias", "Melhor que BH", "To careca", "Gasolina" e “Zumbizeira”.

MC CRÉU:

MC Créu, alcunha do DJ e produtor brasileiro Sérgio Costa, nascido na cidade do Rio de Janeiro que ficou famoso em 2008 após emplacar o hit "Dança do Créu", que lançou ainda a dançarina e também funkeira Andressa Soares, mais conhecida como "Mulher-Melancia". O sucesso foi tanto que em poucas semanas, apenas no site You Tube, foram registrados 1.300 vídeos sobre a dança, sendo o mais notório deles acessado quase 1.476.600 vezes.[1] Ainda que o DJ e produtor possa ser enquadrado como um verdadeiro one-hit wonder (artista de um único sucesso), manteve-se no mídia com apresentações em 2008 em programas como o Casseta e Planeta[2] e no ano seguinte, 2009, foi convidado por Roberto Carlos para dividir o palco em suas apresentações num cruzeiro.[3]

O sucesso de Andressa Soares como dançarina do DJ rendeu-lhe dois ensaios para a revista Playboy: o primeiro em Março de 2008, como edição especial, e o segundo em Junho do mesmo ano, na capa da edição principal. A Mulher Melancia ainda estamparia a capa do especial O Mundo de Playboy, lançado em Dezembro, que traz fotos inéditas de todos os ensaios de capa realizados no ano.

Curiosamente a carreira do MC Créu começou graças à Silvio Santos. Quando tinha 13 anos, após enviar 2500 cartas para o programa Porta da Esperança, ele conseguiu participar do programa e conseguiu as sonhadas "pick-ups

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[B]COMENTARIOS DOS VISITANTES

ELECTRO HOUSE E FREESTYLE