VISITANTES

HISTORIA DO FREESTYLE

O Freestyle, nome em inglês que significa estilo livre, é um gênero musical nascido nos Estados Unidos nos anos 1980. A principal característica desse tipo de música é a mistura de outros estilos como Club, Dance Music, Blues, House Music, entre outros.

Nascimento:


O gênero nasceu no final dos anos 1970 misturando vários estilos, na maioria derivados do Soul, o “pai“ da Black Music americana. Inicialmente, o freestyle surgiu em forma de músicas instrumentais, muitas no padrão conhecido como Break. Não demorou e a música logo virou febre, muitos dançarinos criaram formas diferentes e assimétricas para dançá-las, estes mais tarde ficaram conhecidos como “B. Boys” (uma forma abreviada do nome Breaker Boy). Começaram a surgir inúmeros estilos de dança de rua como o Street Jam e suas variações. A mistura de batidas instrumentais e sons eletrônicos era febre, dos que se destacaram na era dos Jams, sem dúvida o maior foi Pretty Tony. Um passo importante na evolução do freestyle foi a implantação das músicas cantadas, os famosos Raps. Uma nova música começara a surgir, um som chamado de Bass, e que mais tarde foi apelidado por muitos de Miami Bass, associação feita com a cidade de maior produção do estilo. O freestyle que nasceu da fusão de ritmos começou a se fragmentar em subestilos, tanto instrumentais quanto cantados.


Evolução:


Em 1981 o freestyle foi impactado novamente com o surgimento daquele que seria o maior sucesso dentro do movimento: a música romântica. Este tipo de música já era abordado desde os tempos do instrumental, como a canção Baby Be Mine, mas nunca foi utilizado em larga escala. O responsável por essa mudança radical foi o grupo Secret Society que neste ano, lançou um hit inovador, chamado We Belong Together. A música falava integralmente de amor, coisa jamais feita antes, o que serviu como incentivo maior ao investimento nesse gênero tão promissor. Com o tempo, elementos foram incorporados e descartados da forma de se produzir estas músicas. Um exemplo claro de implantação inovadora foram as baterias eletrônicas, quase obrigatórias em qualquer música hoje em dia.


Principais produtores:


Estes são os maiores produtores de todos os tempos do gênero.
Tony Butler, o Pretty Tony
Músico atuante em Miami, no estado da Flórida, Pretty Tony é o maior nome quando se fala de Street Jam. Sua característica principal são seus arranjos eletrônicos pesados. Tony se consolidou ao lançar o lendário grupo de mesmo nome do movimento: o Freestyle. Suas principais produções com as inovadoras vozes robotizadas foram Don’t Stop The Rock, It’s Automatic e The Party Has Begun. Além do eterno mito Freestyle, Butler lançou os maiores sucessos da inesquecível Trinere. Entre eles, podemos citar How Can We Be Wrong, They’re Playing Our Song, I’ll Be All You Ever Need, etc. Além de produzir raridades destes artistas, Tony também gravou suas próprias músicas com a mesma qualidade, um exemplo é sua música Jam the Box. Tony Butler investiu ainda em produções de outros nomes lendários do street jam como o imortal Newcleus. Lil' Suzy
Considerada a princesinha do Funk, ela desponta como uma das grandes vozes que gravaram com Tony Garcia. Lil, entre outros sucessos gravou “Take me in your arms” com o grande Dr. edit. Com este hit tornou-se uma das mais jovens cantoras a figurarem no topo da Billboard, aos 13 anos. Logo após, deixou Tony e começou a fazer suas produções com Victor Franco. Hoje tem sua prõpria gravadora, a Paradise Records. Bardeaux
Banda formada pelas três gatas Moeth, Smith e St. James, foi febre no início dos anos 90 com o hit “Bleeding heart” gravado em 1989. Uma grande curiosidade dessa banda é que elas gravaram seu disco no Japão, terra até então inexplorada pelos Freestylers. E foi lá na terra do Sol nascente que elas inovaram sendo uma das primeiras a utilizar o Cd como mídia matriz.
Noel começou sua carreira em 1987 com o lançamento de seu primeiro single, “Silent Morning”. Em 1988 lança seu primeiro álbum, intitulado apenas NOEL. Quase simultaneamente, lança seu segundo single, “Like a Child”. No final do mesmo ano lança um terceiro single “Out of Time”, e no começo de 1989 sai um quarto single, ainda desse primeiro álbum, “Change”, que não obteve tanto sucesso quanto os anteriores. No começo de 1990 Noel ainda agitava as pistas com “Silent Morning”, música que no decorrer dos anos ainda sairia em várias coletâneas de “Freestyle”. Já em 1993 participou de um projeto de Tony Moran, com a música “The Question “, projeto no qual Tony dividia os vocais com vários artistas da época. Nesse mesmo ano lança seu segundo álbum, HEARTS ON FIRE, um trabalho muito diferente do anterior, no qual trazia uma cover de “Donna”de Ritchie Valens. Em 2000 foi convidado a participar de um festival chamado Freestyle Reunion, junto a vários mestres do estilo. Em 2001 lança alguns singles, entre eles “Will I Find a True Love”, junto ao produtor Ford.Linear
A banda Linear sob os vocais de Charlie Pennachio, as guitarras de Wyatt Pauley e percurssão de Joey Restivo fez muito sucesso no final dos anos 80 e início dos anos 90. Seu maior trunfo musical foi sem dúvida o fenômeno, um dos ícones do Melody, “Sending all my love” gravado pela Futura International Record’s em 1989. Também gravaram outros sucessos como “If you could be mine”.
Stevie B
Considerado por muitos o rei do movimento, Stevie B lançou seu 1o álbum em 1987, Party Your Body. Seu segundo álbum traria a música-título In My Eyes, um de seus maiores sucessos. Outros sucessos do cantor: Dreamin’ of Love , I Wanna Be The One, Spring Love e Girl I'm Searching For You.




Ascensão do estilo:


O estilo cresceu muito desde o seu nascimento, porém, o período de maior sucesso foi com certeza entre o final dos anos 80 e início dos anos 90 quando surgiram grandes nomes do estilo, cada um com sua peculiaridade, tornando o estilo diversificado e cada vez mais único. Adaptações musicais do começo dos anos 90 Muitos elementos surgiram com o início dos anos 90, a mudança principal foi o câmbio do disco LP pelo Cd.

Outro fator interessante na evolução do Freestyle foi como o estilo cresceu e se espalhou pelo mundo.O Brasil foi de todos os países o que mais acolheu o estilo e suas vertentes.Prova disso foram os inúmeros e ilústres astros da terra do "tio San" que desembarcaram para se apresentar aqui.Entre eles podemos citar Noel(que recentemente voltou ao nosso país), Trinere, Voice In The Fashion, Stevie B. que se apaixonou e nunca mais abandonou nosso país, sempre voltava e se casou com uma brasileira, Paula B.

Tony Garcia também veio ao Brasil junto com seus dois cantores de maior sucesso: Reinald-O.(intérprete de "Another Night") e N.V.(Intérprete de "Just Like The Wind"). Rolam uns boatos que foi a partir dessa apresentação deles no Brasil que surgiu o "Funk Melody". Dizem que Tony durande um show ouviu as pessoas chamando seu som de "Funk Melody", ele gostou muito e resolveu usar o nome em suas canções, verdade ou não, é fato que muitas das músicas dele ganharam pelo menos uma versão com o nome "Funky Melody" Como Funk Melody o Freestyle ganhou mais espaço aqui, e dominou as rádios até a metade dos anos 90.


Adaptações musicais do início dos anos 90:


Muitos elementos surgiram com o início dos anos 90, a mudança principal foi o câmbio do disco LP pelo Cd.

É fato que coisas mudam com o tempo e com esse pensamento muitos dos astros passaram a variar de um estilo tradicional para estilos mais variados de Freestyle.O estilo já não era mais apenas uma forma peculiar musical, os fãs se tornavam cada vez mais exigentes quanto ao som e isso foi a chave para a criação de novos estilos dentro do gênero. Esse foi o caso do "House" que antes, era apenas variações pequenas de inrstumental, mas nomes como Tony Garcia e George Lamond mudaram isso lançando estilos de formulação totalmente singular, como o "Acid House" e "Progressive House".


A nacionalização do estilo americano:


O Funk Melody surgiu com o apoio de grandes DJ's amantes do Freestyle que resolveram criar suas próprias produções.Sem dúvidas o maior contribuidor do Funk Melody no Brasil foi o DJ Marlboro Dentre suas produões, Marlboro é o criador do "Tony Garcia Megamix" que foi uma inovação tecnológica para os DJ's brasileiros da época.

Não demorou muito e começaram a surgir as primeiras versões nacionais dos sucessos do Freestyle. Esse foi o nascimento dos Mc' brasileiros, criando letras românticas sob a base dos sucessos internacionais, artistas como Mc Marcinho apareceram. Não demorou e o estilo ganhou suas consagradas duplas que alavancaram o Funk carioca não apenas no Rio de Janeiro mas no Brasil todo. Entre eles podemos citar Vinícius e Andinho, Márcio e Goró, Suel & Amaro.

ELECTRO HOUSE E FREESTYLE